O que são antioxidantes?

radicais_livres_anti.jpg

O prefixo "anti" significa contra, em oposição a. Estes antioxidantes se opõe aos radicais livres, a maioria dos quais são produzidos em nosso corpo durante os milhões de processos que ocorrem diariamente. Estes oxidantes também são introduzidos no nosso corpo quando somos expostos à poluição, estresse, alimentos inadequados, fumaça de cigarro, bebidas alcoólicas e à radiação solar.

Da mesma forma como o oxigênio em contato com o ferro causa a ferrugem em objetos como máquinas, bicicletas e ferramentas, o excesso de oxigênio no corpo também causa a oxidação de células formando radicais livres que atacam células saudáveis, atingindo inclusive nosso material genético. Estes eventos enfraquecem as funções imunológicas e está associado à doenças como a catarata, várias formas de câncer e as doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes ou os agentes antioxidantes reduzem o efeito destes radicais livres neutralizando-os através de uma ligação química. Algumas enzimas antioxidantes são produzidas em nosso corpo, como o Superoxido dismutase, a catalase e a glutationa. Outros agentes antioxidantes são encontrados nos alimentos como frutas e hortaliças. Porém, evite o uso indiscriminado de suplementos antioxidantes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/