Prós e contras das barras energéticas

O mercado está cheio de barrinhas que prometem melhorar sua performance e contribuir para dietas pobres em açúcares, ricas em carboidratos complexos ou proteínas, orgânicas e até vegetarianas, além de prometerem suprir todas as possíveis necessidades atléticas como fornecimento de energia, recuperação e crescimento muscular. Você pode gastar um monte de dinheiro nelas se quiser, mas antes pense nos seguintes pontos:

- Barras energéticas. Energia simplesmente significa que a barrinha fornece calorias e não que ela te deixará com mais energia ou se sentindo mais bem disposto. Nenhuma pesquisa conseguiu provar que uma marca qualquer de barra energética contribua para a melhoria do desempenho já que tudo o que tem neste produto pode ser originalmente encontrado em frutas (como bananas, laranjas), alimentos integrais (pães, biscoitos etc) e até no chocolate.

- As barras integrais feitas com castanhas, nozes e frutas são mais saudáveis que as barrinhas com chocolate porém não acredite que as mesmas fornecerão benefícios adicionais aos alimentos não industrializados.

As barrinhas são um grande negócio. Os consumidores querem alimentos fáceis de carregar. Esta conveniência (não precisam ser refrigeradas e duram bastante), faz com que as vendas crescam, já que além da facilidade de transporte, não são muito caras.

Porém, não troque todas as suas frutas por barrinhas. As frutas fornecem vitaminas e minerais importantes além de uma grande quantidade de fibras. Não troque também suas refeições principais por barras de proteínas ou shakes. As refeições geralmente oferecem uma quantidade superior de nutrientes além de proporcionar mais prazer. Peça ao seu nutricionista para calcular o valor calórico para cada refeição para que você consiga manter um peso saudável, variando ao máximo seu cardápio.

Outro problema das barrinhas é que tem um conteúdo pequeno de água. Já as frutas, legumes, hortaliças e outros alimentos contém mais líquido, mantendo-o hidratado. Por isso, se as barras de cereais e proteínas são a forma mais prática que você encontrou de se alimentar durante o dia ou antes de sua atividade física, não se esqueça de aumentar o consumo de líquidos.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!