Devo consumir alimentos integrais?

Os alimentos integrais tem um benefício que é o de fornecerem mais fibras e minerais. A quantidade de fibras necessárias é de 30 gramas por dia. Se você não consome arroz, pão ou macarrão integral deve aumentar o consumo de frutas e hortaliças já que as fibras tem a propriedade importante de melhorar nosso funcionamento intestinal.

Além disso, um estudo divulgado este mês, pela Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, confirma que o consumo de grãos integrais está também associada o um risco significativamente menor de desenvolvimento de ataques cardíacos e derrames. O consumo de 2,5 porções de grãos integrais diariamente foi associado a um risco cardiovascular 21% menor quando comparado aos indivíduos que consomem 0,2 grama por dia.

Este estudo foi publicado on line no Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases e foi baseado em sete estudos que envolveram mais de 285000 pessoas. Além deste estudo, outras pesquisas sugerem que os grãos integrais podem conferir proteção contra o diabetes e outras doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia (colesterol alto).

E o que significa integral? Integral significa que o farelo, o germe e o endosperma foram mantidos no alimento. Tanto o farelo quanto o germe são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e lipídios saudáveis. Todos estes componentes são removidos pelo processo de refinamento.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.