Aveia reduz risco cardiovascular

Uma revisão sistemática do organismo internacional Cochrane, avaliou 10 pesquisas em que, por 4 a 8 semanas, a relação aveia x doença cardiovascular foi estudada. Os estudos indicaram que o cereal pode reduzir o colesterol e o colesterol ruim (LDL), fatores de risco para as doenças coronarianas, quando aumentados no sangue.

As pesquisas envolveram um total de 914 adultos com pelo menos um fator de risco para doença cardiovascular. A revisão concluiu que já existe evidência suficiente para sugerir a aveia em programas de redução de colesterol.

Outras estratégias para proteger seu coração:

- Mantenha sua pressão arterial sob controle. Evite alimentos ricos em sal, café em excesso, carnes defumadas, temperos industrializados, enlatados, queijos gordos e biscoitos salgados. Além disso se estiver acima do peso, procure um profissional e emagreça.

- Mantenha o colesterol sérico sob controle. Evite alimentos ricos em gordura animal, como carnes, leite integral e ovos. Substitua manteiga e margarina por azeite de oliva. Troque a carne vermelha por peixes, injira feijão, soja ou lentilha diariamente e abuse dos alimentos com propriedades antioxidantes, como frutas e verduras.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!