Dores nas pernas e doenças cardiovasculares

As dores sempre são um alerta de nosso corpo para nos cuidar. As dores nas pernas, por exemplo, podem significar muitas coisas, por isso um profissional da área médica deve ser consultado. Artérias bloqueadas ou entupidas, em decorrência de fumo, refeições ricas em gorduras podem causar doenças arteriais periféricas. Ou seja, não é só o coração que sofre quando nossos hábitos de vida são inadequados. Além disso, este bloqueio dos vasos periféricos são um alerta, já que provavelmente outros vasos podem estar sofrendo as mesmas conseqüências, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrame. Aliás, de acordo com o Dr. James Stanley, da Centro cardiológico da Universidade de Michigan, nos EUA, quase um quarto das pessoas que apresentam dores nas pernas em decorrência de doença arterial periférica (DAP) morrerão em até 5 anos. Daí a importância do diagnóstico e tratamento corretos.

Além dos fumantes, diabéticos, hipertensos e indivíduos acima do peso, tem um maior risco de desenvolver DAP, ou seja, o mesmo grupo de pessoas que tem risco aumentado para as doenças cardiovasculares. Assim, para prevenir a doença as recomendações são as mesmas:

- pare de fumar;
- se alimente com sabedoria;
- pratique alguma atividade física;
- controle os níveis de açúcar no sangue, caso seja diabético;
- cheque sua pressão e níveis de colesterol regularmente.

Para saber mais:

University of Michigan Health System
http://www.med.umich.edu/

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags