Motivação para a perda de peso

Você é ótimo profissional, aluno e amigo mas não hora de perder peso te falta confiança?
Pois saiba que este problema é comum a muitas pessoas por isso algumas estratégias podem ajudá-lo nesta hora.

  1. Faça uma lista de seus talentos especiais. Lembrar das coisas em que você é bom o ajuda a se focar em atributos que o ajudarão na perda de peso. Estes talentos não precisam ser necessariamente habilidades ou atividades especiais. Se você consegue se manter calmo e concentrado mesmo em situações estressantes, se você é paciente com as pessoas, ou se tem um ótimo senso de humor, valorize estas atitudes já que são qualidades raras.
  2. Ache um esporte ou atividade que te deixe feliz. Pode ser dançar, caminhar, nadar, jogar boliche ou qualquer outra atividade que te dê prazer, que o mantenha ativo e que melhore sua confiança. Há, e se estiver começando uma atividade nova valorize o processo!
  3. Escolha um modelo. Se você tem um amigo ou outra pessoa perto que você admira pelas qualidades morais, físicas, emocionais ou espirituais adote este modelo. Aproxime-se de pessoas que o botam para cima e que o inspiram a conquistar seus objetivos. Afaste-se daqueles que o desvalorizam ou que são muito negativos. Se você acha que não tem uma pessoa por perto que o inspire adote um outro modelo, uma pessoa famosa pode ter os atributos que você está buscando para você. Leia revistas, livros, biografias e inspire-se.
  4. Aceite elogios. Agradeça, sorria e não se subestime. Você merece os elogios.
  5. Cuide-se. Coloque em prática os conceitos que você já tem sobre alimentação saudável, exercite-se, use protetor solar, porém não fique neurótico. Comprar todo os cremes, suplementos e shakes do mercado não irão transformá-lo na pessoa que você quer ser. Valorize-se e entenda que seu bem-estar é o mais importante.
  6. Celebre sua individualidade. Se você tem alguma habilidade especial ou diferente, trabalhe-a ao invés de escondê-la. Se você sempre sonhou em aprender algo novo, aprenda! Você é um indivíduo único e capaz de aprender e crescer e para isso você não precisa ser mais alto, mais magro, mais forte ou ter qualquer outro atributo estético que não faça parte da sua genética ou da sua personalidade.

Dicas práticas

  • Não se compare com outras pessoas. É uma perda de tempo que consome seu tempo e energia. Não leia muitas revistas de beleza, elas só o farão se sentir feio!!
  • Aprenda a manter o controle sobre as coisas.
  • Ouça aos seus monólogos internos. Toda vez que perceber que está se desvalorizando, pare e pense porque está fazendo isso com você mesmo. Treine-se para ser positivo. Caso precise de ajuda, procure-a mas não se negligencie.
  • Trace junto à um profissional metas para a sua perda de peso. Esta meta irá variar de acordo com sua saúde, seu peso inicial e seu estilo de vida. Metas pequenas são mais fáceis de serem seguidas do que metas desproporcionalmente difíceis. A cada meta atingida trace novas metas. Você pode começar assim:
    • ingerir uma fruta por dia (ir aumentando até atingir 3 porções ao dia);
    • ingerir refrigerantes e doces apenas nos finais de semana;
    • emagrecer 0,5 kg por semana;
    • andar 30 minutos ao dia;
    • etc.
Boa Sorte! Você consegue!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.