O ganho de peso em gestantes

As recomendações atuais sobre a quantidade de peso que as gestantes devem ganhar (veja artigo do dia 30/01/2007 neste site) durante os 9 meses em que aguardam seus bebês talvez sejam revisadas.

Isto porque, de acordo com um novo estudo as quantidades de peso recomendadas atualmente favorecem um ganho de peso excessivo no bebê. Então o que as gestantes devem fazer? De acordo com o Dr. Emily Oken da Universidade de Harvard, o cuidado mínimo é não ultrapassar a recomendação atual. Porém, outros estudos fazem-se necessários afim de confirmar os achados da pesquisa. Alguns outros pesquisadores já foram à mídia e recomendaram as mulheres a não restringir as calorias nem desacelerar o ganho de peso, pelo menos por enquanto, já que um ganho inferior ao recomendado também representa riscos ao concepto.

No estudo da Universidade de Harvard, publicado este mês no American Journal of Obstetrics & Gynecology, 1044 mães e seus filhos já com 3 anos foram acompanhados. Ao comparar o peso ganho pelas mães durante a gestação com o IMC dos filhos foi observado que as mães que ganharam mais peso tinham mais risco de terem filhos acima do peso aos 3 anos. Porém, análises sugerem que a dieta inadequada da família como um todo pode estar contribuindo para este desfecho. Assim, ainda é cedo para revisar as recomendações atuais. Porém a recomendação é de que as mulheres procurem ganhar peso dentro da faixa inferior da recomendação atual. Ou seja, se o recomendado pelo médico ou nutricionista for entre 11,5 e 16,0 quilos, deve-se tentar ficar mais perto do limite inferior 11,5kg, do que do superior (16,0 kg).

Conheça meu livro: "O que aprendi em Harvard"

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags