A páscoa e o chocolate

A páscoa está chegando e a maioria das pessoas aumentam o consumo de chocolates nesta época. A maioria dos bons chocolates são ricos em gordura e açúcar, ou seja engordam. Porém pesquisadores do mundo inteiro vem há alguns anos pesquisando outras propriedades da aguaria, como sua capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares.

O chocolate preto, contém flavonóides que melhoram a função endotelial das células das veias e artérias. No último estudo desenvolvido por pesquisadores do centro de prevenção da Universidade de Yale, nos EUA, 45 indivíduos com excesso de peso (IMC entre 25 e 35 kg/m²), foram divididos em três grupos:

1) consumiram 226 gramas de cacau sem açúcar por 6 semanas;
2) consumiram 226 gramas de cacau com açúcar por 6 semanças;
3) consumo de um placebo por 6 semanas.

Através do exame de ultra-som os pesquisadores mediram a capacidade das artérias se relaxarem e expandirem. No grupo 1, esta capacidade melhorou em 2,4%. No grupo 2 em 1,5% e no grupo 3 piorou em 0,8%.

O resultado não sugere que devemos aumentar o consumo de chocolate, porém sugere que o único que demonstra melhoras é naquele puro (sem leite e sem açúcar).

Como estes flavonóides também estão presentes em frutas, verduras e alguns tipos de chás sem o fornecimento do açúcar e da gordura saturada, estas continuam sendo a melhor opção.

Estes resultados ainda serão apresentados no dia 27/03/07 no American College of Cardiology´s Annual Scientific Session in New Orleans.

Fonte: http://www.medicalnewstoday.com/healthnews.php?newsid=66082&nfid=crss

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,