O consumo de antioxidantes faz bem?

Estudo publicado no Journal of the American Medical Association, em fevereiro, reporta que o consumo de alguns suplementos antioxidantes populares pode aumentar o risco de morte.

De acordo com os pesquisadores Christian Gluud do Hospital Universitário de Copenhagen e Goran Bjelakovic da Universitário de Nis, uma análise criteriosa de 68 estudos randomizados, conduzidos desde 1990, mostrou que indivíduos que consomem suplementos de beta-caroteno, vitamina A and vitamina E supplements não vivem mais do que as pessoas que não fazem uso das substâncias.

O consumo de vitamina C não aumentou a morbidade (risco de morrer), porém o consumo de suplementos de vitamina A aumentaram o risco de morte em 16%, o de beta caroteno em 7% e o de vitamina E em 4%.

Uma das explicações é que o consumo exagerado destes suplementos poderiam estar interferindo com as defesas naturais do organismo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!