Administrando a compulsão alimentar

Você já se perguntou por que está consumindo um determinado tipo de alimento? Muitas vezes as pessoas comem por razões que vão além da necessidade ato de satisfazer a fome: acabam comendo quando estão deprimidas, entediadas, bravas, ansiosas, sozinhas, estressadas ou cansadas. Esta “alimentação emocional” na maioria das vezes resulta em ganho de peso e até mesmo em doenças relacionadas à obesidade.

A alimentação emocional funciona como uma gratificação instantânea para um sentimento negativo. Como comer é muito prazeroso para a maioria das pessoas, o hábito acaba suprindo outras necessidades emocionais, porém não resolve o problema de base.

Como este hábito negativo pode trazer conseqüências negativas para a saúde, uma alternativa mais saudável seria substituir a alimentação emocional por atividades que trouxessem uma resposta positiva como a atividade física, a prática da yôga ou da meditação, as quais possuem efeitos mais duradouros e saudáveis.

Uma vez que o comer emocional pode ser iniciado em estágios precoces da vida, em reação à tristeza ou ao estresse, sua modificação pode não ser fácil. A melhor forma de começar é se policiando repetidamente para que se possa aprender como controlar a situação no futuro.

Dicas:

Respire! A respiração ajuda-nos a relaxar e a diminuir a ansiedade;

Reflita. Pense antes de comer. Pergunte-se: por que quero comer agora? A resposta pode ser fome, felicidade ou alguma das emoções negativas citadas anteriormente.

Se optar por ingerir algum alimento, pense nas opções disponíveis. Consuma o alimento escolhido com moderação, escolha opções mais saudáveis, consuma quantidades pequenas dos alimentos mais calóricos, coma devagar, não coma assistindo à TV.

Exercite-se regularmente.

Procure um serviço de coaching. Em um programa de 8 semanas você aprende a observar suas emoções, traçar metas, respirar e se focar para reduzir a ansiedade.

Vídeo sobre compulsão e alimentação:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!