Dicas em nutrição infantil

Café da manhã – Obrigatório Estudos mostram que as crianças que consomem o café da manhã ficam mais despertas e aprendem mais do que aquelas que não tem o hábito de se alimentar nas primeiras horas do dia. Pais: o exemplo é fundamental! Se você não se alimenta pela manhã, a chance de seu filho repetir este (mau) hábito é maior. E lembre-se: você também precisa do café da manhã. Dicas para um café da manhã rápido e saudável:

• Cereais que podem ser adicionados ao leite ou iogurte; • Queijo quente; • Frutas; • Salada de frutas; • Iogurte; • Vitamina de frutas; • Biscoito com requeijão.

Flexibilidade – As crianças precisam consumir alimentos com maior freqüência. Geralmente 6 ou 7 refeições são necessárias. Sanduíches de queijo, sucos, frutas, pipoca e biscoitos simples (sem recheio) satisfazem e não tiram o apetite para as refeições principais.

Limites – As crianças precisam de alimentos saudáveis para um bom crescimento e desenvolvimento. Porém, não adianta muito proibir as guloseimas de forma radical já que as crianças em idade escolar acabam conseguindo balas, chocolates, pirulitos, salgados, refrigerantes e outras guloseimas na cantina ou com colegas. O melhor é ensinar através do exemplo que uma alimentação saudável é importante e saborosa. E tenha ocasionalmente estes alimentos apreciados pelas crianças (e adultos), em pequena quantidade. O importante é não usa-los como premiação e nem fazer de seu consumo uma festa. Todos os alimentos devem ser valorizados igualmente.

Outros benefícios do café da manhã

Estudos sugerem que o consumo regular do desjejum pode:

- reduzir o risco de obesidade e colesterol alto; - diminuir a resistência à insulina (condição que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares); - aumentar o consumo de nutrientes essenciais; - melhorar a memória.

Andreia Torres

Nutricionista (CRN 1685-1)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags