Dicas em nutrição infantil

Café da manhã – Estudos mostram que as crianças que consomem o café da manhã ficam mais despertas e aprendem mais do que aquelas que não tem o hábito de se alimentar nas primeiras horas do dia. Pesquisas sugerem que o consumo regular do café da manhã também ajuda a  reduzir o risco de obesidade e colesterol alto, diminuir a resistência à insulina (condição que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares), aumentar o consumo de nutrientes essenciais, melhorar a memória.

Dicas para um café da manhã rápido e saudável:

Flexibilidade – As crianças precisam consumir alimentos com maior freqüência. Geralmente 6 ou 7 refeições são necessárias. Sanduíches saudáveis, frutas, pipoca e biscoitos simples (sem recheio) satisfazem e não tiram o apetite para as refeições principais.

Captura de Tela 2021-09-04 às 13.18.10.png

Limites – As crianças precisam de alimentos saudáveis para um bom crescimento e desenvolvimento. Porém, não adianta muito proibir as guloseimas de forma radical já que as crianças em idade escolar acabam conseguindo balas, chocolates, pirulitos, salgados, refrigerantes e outras guloseimas na cantina ou com colegas. O melhor é ensinar através do exemplo que uma alimentação saudável é importante e saborosa. E tenha ocasionalmente estes alimentos apreciados pelas crianças (e adultos), em pequena quantidade. O importante é não usa-los como premiação e nem fazer de seu consumo uma festa. Todos os alimentos devem ser valorizados igualmente.

Referências - Pais, avós, tios, primos, irmãos, professores. Todos eles são referências para a criança. Os bons exemplos são fundamentais. Não é raro ver casais com bebês de 1 ano em confeitarias. Eles acham que a criança não entende o que está acontecendo, mas elas observam tudo e daqui a pouco estão com aqueles dedinhos gordinhos lindos enfiados no bolo. Se você não se alimenta pela manhã, a chance de seu filho repetir este (mau) hábito é maior. Se você troca a fruta pelo bolo, também.

10 estratégias para melhorar a saúde da criançada

(1) aprender de onde o alimento vem (levar à feira, à fazenda, à horta...),

(2) plantar,

(3) agradecer pelos alimentos,

(4) deixar alimentos saudáveis à vista,

(5) dar o exemplo,

(6) oferecer o alimento de várias maneiras (cozido, assado, grelhado, purê, amassado, batido, etc),

(7) consumir alimentos coloridos diferentes e da estação,

(8) beber água,

(9) ter paciênica - comer é um processo de aprendizagem complexo,

(10) comer junto - manter a rotina, com o horário de refeições da família.

Curso online: Alimentação saudável para crianças

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags