Quem pagou pelo estudo?

Estudos em nutrição são indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida da população. Porém é indispensável que se observe a qualidade dos mesmos antes de se tirar qualquer conclusão.
Exemplos envolvendo bebidas incluem aqueles que mostram que o leite contribui para a perda de peso, que o suco de tomate previne contra o câncer e que até refrigerantes fazem bem à saúde. Porém, quando estas informações vêm de pesquisas financiadas por empresas privadas ou indústrias devemos tomar cuidado.

Estudo publicado em janeiro no Public Library of Science - PLoS Medicine, mostra que estudos financiados pela iniciativa privada tem maior chance de um resultado positivo do que pesquisas independentes. O grupo do pesquisador Ludwig revistou 111 estudos, publicados entre os anos de 1999 e 2003, envolvendo o consumo de refrigerantes, sucos e leite. Estudos financiados pela indústria foram de 4 a 8 vezes mais favoráveis a interesses financeiros do que aqueles pagos por outros grupos. Dos 22 estudos identificados como claramente financiados por companhias ou grupos industriais, apenas três, ou 10,6 tiveram parecer negativo. Isto provoca uma preocupação quanto a distorção das pesquisas científicas envolvendo nutrição e saúde. Isto porque apesar do trabalho rigoroso dos cientistas, os mesmos podem escolher certas perguntas em detrimento de outras não tão favoráveis ao produto. Apesar de a maioria dos pesquisadores serem muito eticos e dedicados à ciência, os governos não investem tanto quanto as empresas nos EUA, o que pode levar a estas distorções.

Fontes:

http://medicine.plosjournals.org/perlserv/?request=get-document&doi=10.1371/journal.pmed.0040005

http://medicine.plosjournals.org/perlserv/?request=get-document&doi=10.1371%2Fjournal.pmed.0040006

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!