40% das mulheres na India nunca ouviram falar da AIDS

De acordo com a pesquisa Nacional sobre saúde da família, publicada este ano, mais de 40% das mulheres na India não ouviram falar da AIDS, apesar da estimativa de que 5,7 milhões de pessoas estão infectadas no país. Porém como o país tem 1,1 bilhão de pessoas, taxa muito inferior a da maioria dos países da África, áreas distantes, principalmente rurais, acabam sendo prejudicadas pela falta de informação, principalmente porque o governo até então vinha focando seus esforços em populações de alto risco como usuários de drogas e prostitutas. O problema é que como as mulheres são mais susceptíveis ao contágio na India, 40% dos infectados são do sexo feminino.

(Dados sobre AIDS no Brasil: http://www.aids.gov.br/final/dados/aids.htm)

As implicações da doença incluem febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha, desnutrição e comprometimento do sistema imunológico aumentando a incidência de doenças oportunistas, como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!