Sódio, potássio e pressão sanguínea

A maioria dos leitores sabe que o consumo excessivo de sódio pode aumentar a pressão sanguínea. Um dos motivos é a redução da produção do vasodilatador óxido nítrico (Li et al., 2009Oberleithner et al., 2007). Por isso, reduzir a quantidade de sal que adiciona aos alimentos e evitar alimentos industrializados, em geral ricos em sódio, é muito importante.

O que muita gente não sabe é que o potássio tem um efeito inverso (Oberleithner et al., 2009). Assim, se você quer ou precisa controlar sua pressão restrinja os alimentos ricos em sódio e o álcool, pratique atividade física e aumente o consumo dos alimentos que são fontes naturais de potássio, como as frutas e hortaliças.

A recomendação média de potássio para adultos é de cerca de 4.700 mg ao dia.

Dica: não cozinhe estes alimentos em grandes quantidades de água uma vez que o potássio pode passar para a água de cocção se perdendo.

Fonte da imagem: http://www.bodybio.com/Data/Default/Images/newsletters/issue49/sodium-potassium-scale.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.