Deficiência de Tiamina

Até ontem, a carência de vitamina B1 já matou 16 trabalhadores no Maranhão. Mas para que serve esta vitamina?

A tiamina é uma vitamina solúvel em água, que desempenha importantes funções no nosso organismo como o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. É fundamental para o funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração. Quanto maior é a atividade física maior é a necessidade de tiamina.

As principais fontes incluem carnes e cereais integrais, estando presentes também em feijões. Ou seja, pessoas com dietas restritas com cereais refinados como arroz branco, açúcar, macarrão banco, farinhas brancas, pão branco podem ser os responsáveis pela deficiência. Os sintomas incluem confusão mental, fraqueza muscular, paralisia periférica, dor na panturrilha, fadiga, instabilidade emocional, depressão, perda de apetite e morte. Estes casos ocorreram em uma população carente do Maranhão. Mas cuidado! Outros indivíduos como adolescentes e atletas também podem sofrer de carências marginais. Isto porque atletas possuem dietas ricas em carboidratos e nem sempre balanceadas. Já os adolescentes muitas vezes adotam uma dieta restrita com bolachas recheadas, arroz, macarrão instantâneo, pão e outros alimentos ricos em carboidratos e pobres em fibras, vitaminas e minerais.

A fonte da figura é do portal Terra. Para saber mais sobre os casos no Maranhão: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1067546-EI715,00.html

Atualização 2014:

O perigo das dietas desequilibradas

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!