Morre Bussunda, do Casseta e Planeta

O humorista Cláudio Besserman Vianna, 43 anos, o Bussunda, do programa Casseta & Planeta, da Rede Globo, faleceu no Sábado, dia 17/06/2006, vítima de um ataque cardíaco após jogar uma pelada com funcionários da emissora em que trabalhava. Bussunda encontrava-se na Alemanha produzindo programas sobre a Copa do Mundo, e fazia o papel de "Ronaldo Fofômeno".
O ataque cardíaco geralmente é precedido de uma forte dor no peito que irradia para o braço esquerdo. Porém, nem sempre este sinal está presente. A dor também pode irradiar para a mandíbula e para as costas. Além disso, o infarto é cada vez mais comuns em adultos abaixo de 45 anos de idade. Assim, indivíduos com fatores de risco como história familiar positiva, hiperlipidemia (colesterol e/ou triglicerídeos elevados), hipertensão, tabagismo e diabetes devem realizar exames periódicos afim de prevenir possíveis complicações. Nunca é cedo demais para se preocupar com o coração!
O ataque cardíaco acontece quando uma ou mais artérias do coração são bloqueadas pelo acúmulo de gordura. O fluxo de sangue, rico em oxigênio e nutrientes, é interrompido e as células cardíacas começam a morrer. O coração pode ficar totalmente comprometido e parar de bater. O prazo para desobstruir as artérias é de, no máximo, 12 horas. Por isso nunca despreze nenhum sintoma e se ficar na dúvida procure ajuda.
Várias atitudes são importantes afim de alcançar um grau de proteção cardiovascular. Dentre eles os mais importantes são alcançar e manter um peso saudável, praticar atividades físicas regulares e consumir uma quantidade diária mínima de 400g de frutas, verduras e legumes frescos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!