Ainda se cuidando?

Como estão aquelas resoluções de ano novo? Lembra que prometeu emagrecer e malhar?

Estatísticas mostram que a maioria das pessoas que começa uma dieta ou atividade física desistem dentro de 3 a 6 meses. Bom, já estamos em março. E aí?
Com nossa vida atribulada, a falta de tempo é muitas vezes citadas como a principal razão da não adesão a um estilo de vida mais saudável. Por isso mudar o modo como pensamos é definitivamente importante. Algumas estratégias mentais podem treinar seu tempo até a gostar (!) da atividade física e da dieta com menos gordura e açúcar.


Para ficar em forma você não precisa necessariamente entrar no carro, dirigir vários km, malhar, se espremer no banheiro minúsculo da academia, se vestir e correr para o trabalho. Esta é nossa idéia moderna de atividade física mas a verdade é que você não precisa entrar neste esquema se não gostar da idéia. Muitas pessoas se sentem extremamente intimidadas pelo ambiente das academias. Se você não está se sentindo confortável neste novo ambiente, com seu corpo, roupas e equipamentos pense em maneiras de se exercitar gastando menos dinheiro em parques ou até em casa, ou gastando o mesmo ou um pouco mais com um instrutor particular. O importante é achar uma atividade que realmente goste para que não se canse nem se desmotive. Se lembre da sua infância. Vamos lá, não está tão longe assim. Que tipos de atividade você preferia? Correr, pedalar, jogar bola ou volei? Nada disso? Já sei: dançar, nadar, patinar, jogar queimada ;-) ... Não importa, transforme sua atividade em algo não repetitivo ou monótono.
Faça das suas atividades algo espontâneo: vá ao parque com as crianças ou cachorro, passeie pela praia ou lago, visite sua cachoeira favorita ou simplesmente jogue algo que te agrade (vale até "bete").
Bom, se mesmo assim a idéia não te atrair o jeito será fazer um treinamento. Escovamos os dentes todos os dias, não? Aprendemos de tanto nossas mães falarem nos nossos ouvidos até que a prática se transformou em um hábito. Transforme o exercício, o hábito de consumir pelo menos 5 porções de frutas e hortaliças e o de beber cerca de 8 copos de água diariamente em uma rotina.
Tente ter em mente que a atividade física e a alimentação saudável são componentes chave para um estilo de vida mais feliz e saudável. Detesta se exercitar e comer verduras? Tente não pensar na vida desta forma. Se estas palavras adiquiriram conotações negativas para você, jogue-as na lata do lixo. Vamos arranjar outras para substituí-las: atividade física, movimento, hortaliças, salada. Escolha!
Além disso os programas de atividade física e dietas muitas vezes falham porque as pessoas querem resultados imediatos. Quando não vem o resultado esperado com a rapidez imaginada acabam abandonando tudo. Porém, nem a dieta, nem a atividade física produzem resultados dramáticos da noite para o dia, e dependendo da condição física anterior, nem em alguns meses. Se começou a atividade física e a dieta em janeiro após meses ou até anos de sedentarismo e dietas malucas, não se renda. Seu corpo ainda não teve tempo suficiente de neutralizar tanto tempo fazendo coisas erradas. Mantenha-se na linha. No meio tempo, perceba o quanto se sente melhor após o exercício, o quanto está mais feliz, relaxado e bonito. Você ainda está pensando em desistir de tudo? Isso é porque você não teve tempo suficiente para se "viciar" em seu estilo de vida saudável. As pessoas ativas desenvolvem uma certa dependência da atividade físcia, já que se tornam mais e mais motivadas com os resultados e com a sensação de prazer que experimentam após a atividade física. A mesma coisa acontece com os que estão habituados com uma dieta saudável. O intestino funciona melhor e a pessoa tem uma melhor disposição geral para o trabalho e para o lazer.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.