Hidratação

A água é um componente essencial de todos os tecidos corporais desempenhando funções fundamentais no organismo dentre as quais a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes para todo o corpo. Além disso participa como um substrato nas reações metabólicas.

A perda de 20% da água corporal pode levar um indivíduo a óbito e a perda de apenas 10% causa distúrbios sistêmicos grave. Além disso reduções tão pequenas como 2% diminuem a capacidade para trabalho e a performance atlética. A desidratação durante o exercício também pode acarrertar câimbras musculares, perda de coordenação, distúrbios gastintestinais, diminuição da performance e superaquecimento do organismo.

O organismo não tem capacidade de armazenanento de água; portanto a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser reposta para manter a saúde e eficiência corporais. 
O mecanismo mais eficiente para dissipação de calor em nosso corpo é o suor. Este é composto de água, sódio, potássio e pequenas quantidades de cálcio e ferro. Quando há uma perda excessiva de suor sem a reposição de água e destes eletrólitos, pode ocorrer hiponatremia.
O que é Hiponatremia ?
Condição caracterizada por concentração sérica de Sódio menor que 135 mmol/L (mEq/L). A excessiva ingestão de água parece ser o fator mais importante na gênese da hiponatremia. Os sintomas incluem fraqueza, caibras, fadiga extrema, náusea, desorientação, falta de coordenação, confusão e aumento da massa corporal. Se estes primeiros sinais forem negligenciados, podem levar a problemas mais severos como epilepsia, edema pulmonar, dificuldade de respiração e coma.
Para prevenir a condição a reidratação é fundamental e as bebidas esportivas são grandes aliadas. É comum a perda em atletas entre 2,5 – 4 kg de suor durante um jogo, o que torna fácil a ocorrência de uma desidratação se os atletas não beberem o suficiente para reporem as perdas pelo suor. As bebidas esportivas apresentam certas vantagens nestes casos:
- Estimulam a ingestão voluntária quando os atletas estão suados e sedentos. Bebidas esportivas com um sabor suave e uma pequena quantidade de sódio estimulam os atletas a beberem e a reposição de fluidos é a primeira linha de defesa contra a desidratação.

- Estimulam a rápida absorção de fluidos. Gatorade apresenta combinação e composição adequadas de carboidratos e eletrólitos para acelerar a entrada desses elementos na corrente sangüínea.

- Ajudam a manter os atletas em condições de jogar. As bebidas esportivas podem ajudar os atletas a evitarem a desidratação e outros problemas relacionados ao calor, tais como fadiga precoce, cãibras, tonturas e exaustão.

- Auxiliam o desempenho. Nas bebidas esportivas, os carboidratos têm o papel de auxiliar os atletas a terem um desempenho melhor tanto em força como em resistência.

- Recuperação rápida. Os carboidratos e os eletrólitos das bebidas esportivas ajudam a reabastecer os músculos e a acelerar a reidratação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.