As proteínas

Proteínas são macromoléculas que consistem da união de aminoácidos. Nada em nosso corpo (estrutura, funções, regulação de células, tecidos e órgãos, incluindo músculos e pele) poderia existir sem as proteínas. 

 Cada uma das 100 trilhões de células de nosso corpo contém centenas de proteínas diferentes, incluindo receptores, enzimas, sinalizadores, que, em conjunto, fazem a célula funcionar. 

São 20 os aminoácidos fundamentais para a construção das proteínas do nosso corpo. Os mesmos se combinam em milhões de quantidades e sequências diferentes formando todas as proteínas do nosso corpo. Os aminoácidos são: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, tirosina e valina. Os aminoácidos em vermelho são chamados essenciais. São os que não produzimos em nosso corpo, precisando ser consumidos obrigatoriamente na dieta.

As principais funções das proteínas formadas são:

- construção, fortalecimento, reparo e de tecidos;

- produção de anticorpos, enzimas e hormônios;

- contração muscular;

- transporte (como hemoglobina que transporta oxigênio e gás carbônico) e armazenamento (ferritina armazena ferro no fígado) de substâncias;

- Mediação de respostas celulares.

Por sua essencialidade a deficiência causa desnutrição protéica, doenças, diarréia, esteatose hepática, anemia, disfunções imunes, retardo mental ou de desenvolvimento e morte prematura. Afim de evitar  devemos ter uma dieta saudável que inclua quantidades de proteína adequadas à nossa idade, sexo, peso, altura, massa muscular, saúde e carga de trabalho ou atividade física. Um nutricionista poderá estimar tais quantidades para você.

As principais fontes de proteínas incluem alimentos de origem animal (carnes, peixes, aves, claro dos ovos, laticínios). Nos alimentos de origem vegetal as melhores fontes são as leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico), as castanhas, nozes, sementes e a quinoa.

Mais: IOM

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.