Alergia alimentar

Hoje comi camarão na hora do almoço e fiquei lembrando da última vez em que a Ingrid foi almoçar lá em casa. Ela tem alergia a camarão e adora! Tadinha. Às vezes ela não resiste e aí fica com febre, pele empolada e tem que tomar aquele bando de anti-alérgicos. Aliás da última vez ela tomou os remédios antes do almoço e deu tudo certo. Porém os remédios só funcionam em caso de alergia mesmo, por isso, não se pode confundir alergia com intolerância ou intoxicação alimentar.

A intolerância alimentar é causada por uma deficiência do indivíduo em alguma enzima, tornando-o incapaz de fazer a digestão adequada. Os sintomas são muito semelhantes aos da alergia alimentar, podendo ocasionar grandes confusões no diagnóstico. Algumas vezes a intolerância pode ser temporária e, em outras definitiva, o que levaria o indivíduo a ter de erradicar o alimento de sua dieta.

A intoxicação alimentar é causada por uma contaminação do alimento por microorganismos, na grande maioria das vezes por má conservação. Também, como na intolerância, os sintomas podem confundir-se com os da alergia alimentar.A ocorrência de alergias tem aumentado nos últimos anos mas as razões para esse aumento ainda não estão totalmente estabelecidas. A alergia ocorre por uma disfunção do sistema imune, que reage de maneira exagerada e inadequada a substâncias que são inaladas ou ingeridas, e que normalmente são bem toleradas.A principal porta de entrada para substâncias estranhas, microrganismos e antígenos alimentares é o trato gastrintestinal.

Não é nenhuma surpresa, portanto, que o sistema intestinal seja o maior órgão imunológico do organismo. A proteção exercida pelo trato gastrintestinal inclui:- barreira mucosa intestinal;- secreção de IgA;- GALT (“Gut Associated Lymphoid Tissue”).Os principais papeis do sistema imunológico intestinal são eliminar antígenos potencialmente nocivos e desenvolver tolerância a substâncias que não são potencialmente nocivas (proteínas alimentares e bactérias presentes nos alimentos e bebidas).

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags